Patrocinio

segunda-feira, 14 de março de 2011

Lobo Guará a relíquia que caminha no Cerrado

O lobo Guará (Chrysocyon brachyurus) animal belo exuberante que tem sua ocorrência no Brasil em biomas como Cerrado,Pantanal,Campos do Sul, parte da Caatinga e Mata Atlântica.É uma espécie de hábitos solitários, não formando alcatéias como fazem outras espécies de lobos com exceção da época da reprodução, ocasião em que ocorre formação de casal.
Alimenta-se principalmente de aves, roedores, raízes e algumas espécies de frutos estes animais são bastante dependentes da lobeira (Solanum lycocarpum) e estabelecem com esta planta uma relação simbiótica, sem os frutos da lobeira o lobo-guará morre de complicações renais causadas por nématodos, e em contrapartida tem um papel fundamental na dispersão das sementes desta árvore.Tem habitos noturnos por isso preferem a noite para caçar.
Este animal belo está em risco de extição com as principais causas doenças trasmitidas por cães domésticos, atropelamentos e derrubada de matas são os principais motivos que estão provocando a extinção destas espécie animal antes se achava-se que o olho do lobo guará atraía sorte por isso era muito caçado.
É o maior canídeo da América do Sul e representa o último canídeo de grande porte remanescente no continente desde o pleistoceno tardio. Encontra-se em várias listas de espécies da fauna ameaçadas de extinção por isso fica a duvida até quando iremos ver essa relíquia caminhar sobre nosso solo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário